Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Salão Internacional de Humor Gráfico entra no clima da Copa do Mundo em Manaus

Com o tema ‘Futebol- Copa’, os adeptos do cartunismo se entregarão à arte, à diversão e ao clima do Mundial na 2ª mostra competitiva, organizada pelo cartunista Jack Cartoon, que será realizada no dia 14 de junho, em Manaus  

O cartunista Jack Cartoon organiza o evento

O cartunista Jack Cartoon organiza o evento (Divulgação e Reprodução)

O universo do cartunismo possui uma legião de adeptos e Manaus se fortifica cada vez mais como um nome promissor neste cenário (e a nível mundial). Exemplo disso são os 1.243 artistas inscritos de 44 países (incluindo o Brasil) no 2º Salão Internacional de Humor Gráfico de Manaus 2014. A abertura da mostra competitiva acontece dia 14 de junho, às 20h, na sede do Palacete Provincial (Centro Histórico de Manaus), onde ficará em cartaz durante o horário de funcionamento do local até o dia 02 de agosto. Com o tema “Futebol- Copa”, serão expostas 180 ilustrações, entre caricaturas, charges, tiras e cartoons com conteúdo alusivo ao Mundial. Além disso, palestras, oficinas e lançamentos de livros também estão na programação.

De acordo com o cartunista Jack Cartoon, organizador do evento, as inscrições foram realizadas online, até o dia 07 de maio. Para ele, além da surpresa acerca da quantidade aterradora de candidatos, distribuídos entre países como China, Itália, Ucrânia, Portugal, Hungria e Egito, o maior saldo foi justamente a troca de informações e experiências com tanta gente do ramo.

“Estamos organizando um catálogo com a obra de todos os expositores da mostra, onde iremos identificá-los com as respectivas bandeiras de cada país de origem”, comenta, lembrando que charges, caricaturas de personalidades de futebol da atualidade e históricas, além de cartoons temáticos e tiras HQ’s farão parte do evento. “Obras essencialmente críticas misturadas com uma dose de humor”, diz Jack.

Repercussão e jurados


Ele lembra ainda que a organização recebeu em média 200 trabalhos para cada uma das quatro categorias, onde somente a categoria “Cartoons” somou mais de 500 inscritos. “Ao todo, foram mais de mil obras. Desse total, nós tivemos que selecionar as 180 que iriam para a exposição, o que está na média dos outros salões, assim como o Salão de Humor Gráfico de Piracicaba, um dos mais tradicionais”, assegura.

A partir do dia 12 de junho os jurados da mostra competitiva estarão em Manaus para avaliar os trabalhos. Entre os nomes estão o do cartunista J. Bosco, do Jornal O Liberal (PA), o cartunista Ubiratan Porto (PA) e o cartunista Cássio Manga (SP). O evento, porém, irá homenagear o cartunista amazonense Jorge Guiddaci, que trabalhou no Jornal O Pasquim e que também avaliará as produções. “Ele é daqui, mas foi para o Rio de Janeiro no fim dos anos 50. No Brasil, ele chegou a ter seus trabalhos censurados na Ditadura Militar, por conta de seus cartoons políticos, que faziam sátira com este período”, comenta Jack.

Outra participante ilustre na exposição será a pesquisadora Wânia Maria Queiroz, que irá relançar o livro “A História da Caricatura Brasileira”, escrito pelo autor Luciano Magno, e “amadrinhar” lançamentos de livros de J. Bosco e Ubiratan Porto na ocasião. “Ela irá ministrar workshops contando um pouco da história da caricatura. Assim como ela, todos os jurados presentes vivenciaram o mundo das charges na Ditatura, exceto o Carlos Manga, que é mais jovem. Quisemos mesclar a arte gráfica de vanguarda à contemporânea”, destaca Jack Cartoon.

Público em caricatura

A premiação do 2º Salão de Humor equivale ao valor total de 12 mil reais, a ser dividida entre os três primeiros colocados das quatro categorias. Os primeiros lugares levarão R$ 2 mil, os segundos, R$ 1 mil, enquanto que os terceiros colocados ganharão um certificado de menção honrosa. No site do evento (http://salao-de-humor-de-manaus.webnode.com/) estão disponíveis os nomes dos selecionados, bem como seus respectivos países de origem.

Um dos destaques da programação é a oficina de desenho, que começa no dia 18 de junho e acontece todos os dias até o fim da mostra, das 9h30 às 11h30 (turno matutino) e das 14h às 16h (turno vespertino), na sede da Jack’s Cartoon Produções (Rua 24 de Maio, nº 590, Centro). As oficinas terão a participação e colaboração dos jurados. As inscrições estão abertas, mas com vagas limitadas, e podem ser feitas na Jack’s Cartoon Produções. Ainda durante o período de exposições, os cartunistas Michel Branches e Luís Andrade farão caricaturas dos visitantes no Palacete Provincial. Maiores informações sobre o Salão podem ser obtidas pelos telefones (92) 3234-1434 e (92) 9281-4004.

Serviço

O quê: Abertura do 2º Salão Internacional de Humor Gráfico de Manaus 2014, no dia 14/06, às 20h.

Onde: Palacete Provincial (Centro Histórico de Manaus). Visitação gratuita.