Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Grupo de teatro da Ufam apresenta coletânea de cenas nesta quarta-feira (29)

Teatro Universitário Federal do Amazonas (Tufam) faz a pré-estreia do quinto espetáculo do seu repertório a partir das 20h, no auditório Rio Javari (FT)

Direção é do professor do curso de Letras, Lajosy Silva (de azul, ao centro)

Direção é do professor do curso de Letras, Lajosy Silva (de azul, ao centro) (ANTONIO LIMA )

O conto “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, e o clássico “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë, inspiraram duas das quatro cenas que o grupo Teatro Universitário Federal do Amazonas (Tufam) apresenta nesta quarta-feira (29), no auditório Rio Javari, no campus da Ufam. O trabalho surge reunido no espetáculo “Os Solitários”, com direção do professor Lajosy Silva e participação de alunos de diversos cursos da universidade no elenco. A entrada é gratuita e a apresentação inicia às 20h.

O diretor conta que este é o quinto espetáculo do Tufam, criado há três anos como um projeto de extensão que atende os universitários e a comunidade em geral. Segundo ele, o processo para levar “Os Solitários” ao palco levou cinco meses, dentre laboratórios e ensaios. “As duas outras cenas foram construídas de forma colaborativa dentro desses laboratórios”, explica, destacando o caráter experimental e até absurdo destas.

CONVERSA E VISITA

“Trabalhamos a partir de temas como a solidão, isolamento e até mesmo morte. Em ‘Diálogo da carne’, um açougueiro conversa com a peça de carne que está prestes a cortar. Já ‘Um olhar distante’ trata de um personagem que está internado há 20 anos num manicômio e é visitado pela irmã”.

O coordenador do grupo ainda ressalta que, enquanto o texto de Clarice Lispector foi preservado na montagem, a adaptação do de Emily Brontë vai dar destaque à relação amorosa entre Heathcliff e Cathy, tal como acontece no hit setentista da cantora inglesa Kate Bush.

Juntas, as cenas totalizam cerca de 50 minutos. Em cena, vão estar os atores Alexandre Lima, André Oliver, Debo-rah Pinheiro, Diego Antô-nio, Gabriel Sombra, Geovana Cristina, Paty Perote e Suzane Teodósio. A produção é de Sombra, Geovana e Morgan Rodrigues.

TRAJETÓRIA

De acordo com Lajosy, a recepção do público vai ser um termômetro que vai definir a circulação do espetáculo por outros espaços culturais da cidade. “Quem sabe o grupo até alongue mais o espetáculo, acrescentando algumas cenas”, cogita o professor, que tem mestrado e doutorado em teatro.

Não é a primeira vez que o Tufam apresenta um trabalho formado por cenas curtas. Em 2010, durante a 1ª Semana dedicada ao dramaturgo britânico, o grupo apresentou a coletânea “Shakespeare7@ufam.edu”. A obra “Mansfield Park”, de Jane Austen, também inspirou um conjunto de cenas apresentadas em 2012.