Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Novo presidente do Boi Garantido será conhecido ainda neste domingo (31)

O pleito ocorre desde o início da manhã de hoje em Manaus e em Parintins, simuntaneamente. Mais de 4 mil sócios estão aptos a votar e escolher o novo mandatário da agremiação

Sinhazinha do Garantido brinca com o boi-bumbá durante apresentação no Festival Folclórico de Parintins

Sinhazinha do Garantido brinca com o boi-bumbá durante apresentação no Festival Folclórico de Parintins (Márcio Silva)

A eleição para presidente do boi-bumbá Garantido acontece neste domingo (31) em dois colégios eleitorais. Desde às 8h, as urnas estão abertas em Manaus e o encerramento do peito na capital amazonense se encerrou às 15h. Já em Parintins, onde está a maioria dos eleitores, a votação segue até às 17h. De acordo com assessoria do boi vermelho e branco, o novo mandatário da agremiação será conhecido ainda hoje.

A expectativa dos organizadores da eleição é que, pelo 50% dos eleitores, dos cerca de 4,6 mil sócios do boi-bumbá Garantido compareçam às urnas para a escolha do novo presidente. Em Manaus, o pleito ocorreu no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Aparecida, na Zona Sul da capital. Pelo menos 600 pessoas compareceram para votar e assim que terminou a votação, as urnas seguiram de avião direto para Parintins para serem apuradas.

Na Ilha Encantada (como é conhecida a terra do boi-bumbá), o pleito segue até às 17h, na sede do boi vermelho e branco, na Cidade Garantido. Logo seja encerrada a votação, começarão os trabalhos de apuração dos votos, e a perspectiva é que o nome do novo presidente – que ficará no cargo por três anos - seja conhecido ainda esta noite.

Favoritos

O número de candidatos na votação deste ano são sete, dentre os quais, dois nomes que pleiteam o cargo são favoritos a assumir a presidência do bumbá vermelho para o próximo triênio.

Adelson Albuquerque, da chapa “Sempre serei Garantido”, lançou sua candidatura em grande estilo no tradicional Salão dos Espelhos do Atlético Rio Negro Clube, no Centro de Manaus, há duas semanas. Entre suas propostas estão a de auditar o patrimônio do bumbá e pagar os artistas da agremiação.

Outro forte candidato na disputa da presidência do boi vermelho e branco é Fred Goes. Com a chapa “Garantido Vencedor”, o postulante ao cargo, lançou sua candidatura no clube do Círculo Militar de Manaus (Cirman), no bairro São Jorge, na Zona Oeste. Tendo como candidata à vice-presidência, Ana Paula Perrone, Goes pretende arrumar as finanças da agremiação, caso seja eleito. Além de reordenar juridicamente o boi da Baixa do São José.

*Mais informações sobre a apuração durante a noite