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A moda sustentável é o tema do livro “Sustentabilidade, Moda e Cultura”

Livro da marca Iódice tem foco na Amazônia. A obra será lançada na próxima quinta-feira (24)

Sustentabilidade na Moda, com foco na Amazônia, é tema de livro  da marca Iódice

Sustentabilidade na Moda, com foco na Amazônia, é tema de livro da marca Iódice (Foto: reprodução)

Nunca se falou tanto em responsabilidade sócioambiental quanto nos dias atuais. Na indústria têxtil a moda é ser sustentável cada vez mais. Aliada à essa ideia e à vontade de realizar um trabalho com a biodiversidade amazônica, a top marca brasileira Iódice, conhecida internacionalmente, lança, nesta quinta-feira, dia 24, o livro “Sustentabilidade, Moda e Cultura”, na Saraiva MegaStore, no Manauara Shopping. A obra é um apanhado sobre o projeto “Ame a Amazônia” (AMA), realizada no ano passado em Unidades de Conservação do Estado.

O trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), onde foram realizados três cursos de capacitação para as comunidades locais das reservas envolvidas. Toda a renda adquirida com a venda dos exemplares, que fala desde moda ao boi-bumbá, será revertida para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (Resex) de Rio Gregório, localizada no município de Eirunepé (a 1.150 km da capital). Além do livro, edição bilíngue (português e inglês), o trabalho na comunidade foi baseado na coleção da marca em 2010, apresentada no São Paulo Fashion Week.

De acordo com o empresário de moda Alexandre Iódice, os cursos foram realizados como forma de capacitar profissionalmente os moradores das áreas visitadas (Mamirauá, Anamã e Lago do Limão), gerando renda e atraindo empresas do exterior e do Brasil às questões ambientais. “Realizamos três cursos, chamamos pessoas de fora, como a Francesca Romano, que já trabalha com a gente. Tudo foi feito para as pessoas da região, que já trabalhavam com isso”, explicou o estilista, emendando que o “livro é uma compilação de tudo que foi produzido nesse período”.

Surgimento
A ideia do projeto surgiu ainda em 2009, segundo Alexandre, quando a Iódice sentiu a necessidade de fazer algo ligado à sustentabilidade. “Isso aconteceu porque vimos a seriedade no trabalho que era feito. Entramos em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e a Nádia (titular da pasta) nos abriu as portas”.


Em 2010, foram realizados o Workshop para o Processo Criativo da Moda Sustentável, com a capacitação de 40 estilistas locais; Oficina de capacitação de biojoias, ministrada pela designer Francesca Romana com 30 participantes; e Processamento em Couro de Peixe, no município de Manacapuru, com 44 pessoas. Para esse último curso, de acordo com o empresário, foi chamado um frigorífico gaúcho, o Péltica, especializado em couros exóticos.

A titular da SDS, Nádia Ferreira, atenta para o fato dos investimentos na Amazônia. “Quanto mais tivermos esses projetos, é melhor. E o Estado, como indutor dessas possibilidades, ajuda a captar novos investidores”. O livro custa R$ 80 e o lançamento acontecerá a partir das 19h.