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Quer dar ‘tchau’ aos quilinhos e curtir o Carnaval em forma?

Conheça as atividades que mais ‘queimam’ calorias para você escolher a sua e encarar a folia com saúde

Aula de jump é uma boa maneira para perder alguns quilinhos indesejáveis. A pessoa pode fazer atividades físicas seis dias na semana

Aula de jump é uma boa maneira para perder alguns quilinhos indesejáveis. A pessoa pode fazer atividades físicas seis dias na semana (Erica Melo)

Carnaval está “batendo” na porta, mas ainda falta coragem para se despedir dos quilinhos adquiridos em 2013. O difícil é colocar a “mão na massa”, porém, para fazer desta tarefa algo breve, a equipe de reportagem descobriu, com auxílio de alguns profissionais, quais as atividades que proporcionam maior perda de calorias.

“Bem, já que estamos bem próximos do Carnaval, o ideal é trabalharmos de forma global, ou seja, potencializando os grandes músculos para que os músculos menores sejam solicitados também, o chamado trabalho de alças musculares”, disse Michel Oliveira, treinador, proprietário de um centro de treinamento com seu nome.

“Para se ter uma melhora significativa num curto espaço de tempo é preciso diversificar os estímulos. Para variar esses estímulos, caso a pessoa seja bem eclética quanto a esportes, ela poderá fazer funcional, crossfit e atletismo. Nessa modalidade são inclusos os tiros de velocidade, musculação, natação, spinning, boxe, muay thai, jiu-jitsu, futebol, voleibol, zumba, entre outros. Mas existem pessoas que só gostam de determinadas atividades. Não tem problema, a única coisa que ela não poderá deixar de fazer é uma dieta equivalente com os seus objetivos”, complementou Oliveira, salientando que o maior problema para as pessoas emagrecerem é a falta de disciplina na alimentação – é recomendada uma avaliação com o nutricionista para elaborar qual a melhor dieta.


O melhor treino
Após ter aval médico, segundo Jacó Mendes Vieira, professor de ginástica e coordenador de corrida da Top Life, é importante fazer uma avaliação física para a montagem do treino mais eficaz. “Independente disso, a pessoa deve fazer atividades seis vezes na semana, tendo um dia de descanso, musculação três vezes na semana, atividade aeróbica pela manhã e outra pela parte da noite. O circuito aeróbico é para auxiliar na perda de peso”, destaca.

Alimentação em foco
O professor de ginástica explicou que a dieta para perda de peso deve ter pouca fritura, menos doces e glúten. “Carboidratos devem ser consumidos antes das atividades físicas e proteínas depois dessas atividades, para auxiliar na recuperação muscular. Não comer nada pesado de noite também é importante”, disse Mendes Vieira, concluindo que uma boa atividade para os que não estão tanto acima do peso é o tiro, mas que caminhada e pedalar de bicicleta também são ótimas opções.

Apesar dessas dicas é importante lembrar que cada pessoa possui uma individualidade biológica e que, ao sabermos disso, uns gastarão mais calorias e outros menos.

Esportes e suas perdas calóricas

Futebol - 9kcal/min

Corrida - 10kcal/min

Basquete - 10kcal/min

Jiu-jitsu - 12kcal/min