Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Novo tratamento localizado para o câncer de pele em Manaus

Procedimento já disponível na cidade, a Terapia Fotodinâmica dispensa cortes e sedação; conheça mais no especial no VIDA&ESTILO

Dr. Alcidarta Gadelha realiza a Terapia Foto-dinâmica Focal na DermoClean, sua clínica no Vieiralves

Dr. Alcidarta Gadelha realiza a Terapia Fotodinâmica Focal na DermoClean, sua clínica no Vieiralves (J.Renato Queiroz)

Um dos tipos de tratamento para o câncer de pele não melanoma, a Terapia Fotodinâmica (PDT), antes realizada por regiões do corpo, agora pode ser executada de forma mais localizada e eficaz, somente nos tumores ou lesões pré-cancerígenas. O novo procedimento, também sem cortes e sedação, já está disponível em Manaus, na clínica do Dr. Alcidarta Gadelha, que contou ao VIDA&ESTILO como funciona essa alternativa dermatológica.

Segundo ele, em geral, a PDT é indicada para pacientes com diabetes, problemas cardíacos ou de coagulação, ou seja, que poderiam correr algum risco se submetidos a uma cirurgia convencional. “Em 20 minutos o paciente vai para casa”, garante. No caso da Terapia Fotodinâmica Focal, o principal benefício é que ela não atinge a pele saudável e as reações colaterais (vermelhidão) são menos intensas.

“Antes, o tratamento era feito por áreas, como testa, face ou couro cabeludo. Aplicava-se um creme que tem afinidade 20 vezes maior com as células cancerosas ou pré-cancerosas, deixava-se em oclusão por 3h e em seguida a luz era aplicada por cerca de 15 minutos na região afetada. No entanto, o efeito era mais difuso e os efeitos acabavam se diluindo na própria área”, explica Gadelha.

Já o novo equipamento permite a aplicação do laser somente no tumor ou lesão, concentrando mais luz e energia e aumentando a eficácia do tratamento. “Em até duas sessões, com intervalo de uma semana, é possível alcançar mais de 90% de chance de cura para alguns tipos de câncer”, acrescenta o dermatologista.

A Terapia Fotodinâmica Focal é indicada para as ceratoses actínicas, consideras pré-câncer, e alguns casos de carcinoma basocelular (superficial e nodular) e espinocelular in situ (Doença de Bowen e Eritoplasia de Queyrat), que representam 85% dos casos de câncer de pele.

Diagnóstico

De acordo com Gadelha, esses tipos de problema dermatológico são causados por diversos fatores, mas principalmente por exposição desprotegida ao Sol e mais comumente em pessoas de pele clara. “O câncer de pele é o mais comum de todos. Nos Estados Unidos, mais de 1 milhão de casos, dentre esses tipos que são o alvo da fototerapia, são diagnosticados a cada ano. No Brasil, esse número é próximo de 130 mil”, destaca.

O diagnóstico preciso também é fator primordial para a indicação do tratamento mais indicado. Ele é feito através de exames clínicos, como o dermatoscopia ou até mesmo a biopsia, que confirmam o tipo de lesão a tratada.

Contribuição

Esta semana, quem deu a sua contribuição para a causa da prevenção do câncer de pele foi a atriz Barbara Evans, filha da ex-modelo e apresentadora de TV Monique Evans. Ela suspeitou de uma “pinta estranha” que apareceu no colo, procurou um dermatologista e acabou sendo diagnosticada com câncer de pele melanoma.

Barbara se submeteu a um procedimento para a retirada precoce da pinta para evitar”a evolução interna da doença. Em sua página nas redes sociais, a atriz alertou a população sobre a importância da prática da proteção solar principalmente para as pessoas de pele clara e da necessidade do acompanhamento preventivo com um dermatologista.

Em sua página na Internet, a Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibiliza gratuitamente uma Calculadora de Riscos para o câncer da Pele. Para conferir: www.sbd.org.br.

Serviço

O quê: DermoClean, clínica do Dr. Alcidarta Gadelha

Onde: rua Acre, nº 12, salas 101 a 103 do Cemom, Vieiralves

Mais informações: (92) 3584-1812