Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Mais de 10 mil turistas são esperados para o Festival Folclórico de Barcelos, no AM

Festival do Peixe Ornamental, realizado há 20 anos no município amazonense, encerra neste fim de semana com apresentações do Cardinal e Acará-disco

Neste ano, a agremiação do Acará-disco vem com o tema “20 anos de cultura de um povo”. Já o grupo recreativo Cardinaltrabalhará o tema “Cardinal terra mãe sustento de um povo”

Neste ano, a agremiação do Acará-disco vem com o tema “20 anos de cultura de um povo”. Já o grupo recreativo Cardinaltrabalhará o tema “Cardinal terra mãe sustento de um povo” (Divulgação)

O Festival do Peixe Ornamental realizado no município amazonense de Barcelos deverá receber mais de 10 mil turistas brasileiros e estrangeiros entre este sábado e domingo (1º e 2 de fevereiro). Realizado há 20 anos, o evento divulga a cultura e a economia local com a apresentação de dois grupos folclóricos representados pelos peixes Acará-disco e Cardinal no Piabódromo, principal Centro de Convenções da cidade.

Para o prefeito José Ribamar Beleza, o festival já se consolidou como um dos maiores eventos do Estado por atrair um grande número de visitantes. Atualmente, Barcelos é considerado pelo Ministério do Turismo o terceiro polo condutor de turismo, devido à pesca esportiva.

“O festival tem o objetivo de divulgar a cultura e os produtos regionais, principalmente o peixe ornamental, por sua potencialidade como fonte de renda para a população de nossa cidade. Além desse ganho local, também ficamos felizes por contribuir com o turismo do Amazonas através da pesca esportiva, prática que tem contribuído para atrair visitantes à festa”, afirmou o Prefeito.

Ele lembrou que a Prefeitura e o Governo do Estado já preparam o Piabódromo para receber os “peixes anfitriões” do evento. Neste ano, a agremiação do Acará-disco vem com o tema “20 anos de cultura de um povo”. Já o grupo recreativo Cardinaltrabalhará o tema “Cardinal terra mãe sustento de um povo”. 

O festival iniciou nesta quinta-feira (30 de janeiro), com o Luau na Praia Grande.

Os peixes

O Cardinal é conhecido por suas cores azul e vermelho, sendo  o peixe ornamental mais exportado da Amazônia brasileira, responsável por quase 80% do volume anual de exportações, com sua cores de neon. 

O peixe encanta pela sua exuberância, tem seu habitat natural nas águas negras dos rios da região amazônica. A pesca do cardinal é feita durante o dia, nos lagos, igarapés e afluentes do grande Rio Negro. Os instrumentos utilizados para a sua captura consiste na canoa, remo, rapixé e cacuri.

Já o Acará-disco possui as cores preto e amarelo e é considerado favorito pelo mercado internacional. É comum encontrá-lo nas águas do Rio Negro e seus afluentes, principalmente nos rios de água “branca”. 

É um dos peixes ornamentais de maior valor comercial. A captura do acará disco é feita quase sempre durante a noite, com instrumentos como canoa, remo, lanterna e puçá.

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barcelos